Trilha das Águas-SP

Trilha das Águas-SP

jul 14, 2011

TRILHA DAS ÁGUAS E TRILHA DA PLACA

Terminando a Roberta Close, partiremos agora para a Trilha das Águas em Jordanésia, porta de entrada para acelerarmos forte pelas subidas da Trilha da Placa em Cajamar, verdadeiro santuário dos treeiros da região.

Trecho – Aproximadamente 60 Km.(ida e volta)

Grau de Dificuldade – Amador => Intermediário => Pró

Pontos de Apoio – Borracharia e Posto de gasolina em Cajamar – SP.

Rapidamente cumprimos o trecho compreendido pela Trilha das Águas que bem poderia se chamar Trilha do Pó tal é a quantidade de terra e pedras que encontramos no caminho. Máquinas de terraplenagem transformaram em estrada o que antigamente era uma das mais bonitas, enlameadas e técnicas trilhas da região, matando praticamente todas nascentes e sepultando definitivamente a exuberante natureza, outrora presente naquela região. Uma pena realmente ..!!!

Após breve parada em Cajamar, entramos novamente mata adentro para acelerarmos em direção à Placa. Trechos extremamente técnicos, subidas e descidas vincadas de erosões, pedras de todos tamanhos, troncos caídos e para ajudar, pontos enlameados para deixar seu pneu escorregadio, melhorando em muito a diversão.

Agora é ficar em pé na Bike, torcer o cabo sem dó e encarar uma série de subidas e descidas de tirar o fôlego. Uma boa maneirada nas descidas e uma boa dose de acelerador nas subidas ajudarão você a vencer alguns obstáculos que, a princípio podem parecer difíceis, más nem tanto.

Uma moto com bom torque é desejável e como não deixaria de ser, como fã incondicional das 04 tempos, mais uma vez pude confirmar a valentia da Tornado, verdadeira guerreira que cumpriu o trajeto sem fazer cara feia.

Chegando a um ponto bem freqüentado deste trecho, uma breve parada para enchermos de água nossos reservatórios e camelbacks, na pequena cachoeira de águas límpidas e frescas, que desce das nascentes mais altas. Pausa também para tirar uma foto da galera em bom astral.

Partimos agora em direção à Placa, distante ainda alguns km’s, encarando uma série de subidas bem íngremes e com muitas pedras soltas pelas rampas.

Mais um pouco e chegamos ao ponto de encontro dos treeiros da região.

A Placa. Antigamente utilizada como referência e sinalização por aeronaves, está desativada há alguns anos e, cumpre agora a tarefa de integrar a nação Off Road na região meio oeste do estado de São Paulo. Encontramos nesta localidade trilheiros de diversas regiões e cidades do estado, tais como São Paulo, Jundiaí, Barueri, Jandira, Cajamar e até mesmo da longínqua cidade de Mairiporã.

O visual em dias ensolarados é realmente muito bonito. Enxerga-se ao longe as cidades de Polvilho, Jordanésia, Cajamar e uma infinidade de vilarejos dos quais nem sabemos o nome.

Numa outra ocasião, chegamos à Placa vindo de Jundiaí, com a impressão de que o caminho pela Serra do Japy é um pouco mais árduo e com pontos de passagem mais travados e técnicos. Entretanto o trecho que percorremos nesta ocasião nada deixou a desejar pois, os trechos de Jordanésia e Cajamar, com diversos aclives e muita erosão, tornaram também nossa jornada extremamente divertida.

Após alguns momentos de descanso e algumas fotos na Placa, descemos em direção à Cajamar. Neste momento a fome começou a apertar e tomamos a direção do pesqueiro chamado Rancho Roda Viva, de propriedade do Sr. Flávio onde pudemos apreciar uma comidinha caseira de excelente qualidade e tirar um cochilo na enorme varanda ao lado do restaurante.

Ai vai o endereço do pesqueiro:

Rancho Roda Viva
R. Pedro Domingues, 2000 Cajamar – SP
Fone (11) 4408.0822 – Sr. Flávio

No caminho de volta, meio cansados e sonolentos pela barriga cheia, pegamos novamente a Trilha das Águas e por fim a Roberta Close, percorrendo um longo caminho de volta até chegarmos à Alphaville. Para quebrar a monotonia e ajudar na digestão, ao final da Roberta Close pegamos um trecho muito divertido chamado de Pula-Pula, com uma seqüência de curvas de nível bem fortes, que jogam a Bike para cima em Jumps de arrepiar.

Terminando este trecho, ao final do dia, estamos a caminho do posto Palácio para comemorar mais um dia fantástico de trilhas pela sensacional região de Alphaville.

Algumas cervas bem geladas e muitas histórias de tombos, proezas e situações engraçadas vivenciadas pelo nosso grupo nesta ocasião, com a certeza de que em breve estaremos de volta a estes picos, em companhia da galera de Alphaville e com muito prazer em retornar.

Agora, se você optou por fazer esta trilha mas não tem companheiros suficientes ou tem receio por não conhecê-la, entre em contato com a gente via email …….

Nós realizaremos encontros e trilhas pela região para que você também possa participar afinal, o PORTAL DA TRILHA tem como maior finalidade, promover o esporte, preservando o Meio Ambiente e integrando a nação Off Road do estado de São Paulo.

Matéria e fotos: Zé Guilherme